Cidade

O Arquipélago da Madeira teve o seu descubrimento oficial nos anos de 1419-1420 por João Gonçalvez Zarco e Tristão Vaz Teixeira, que em 1425 aqui se instalam juntamente com um grupo de colonos por ordem do Infante D. Henrique.

No reinado de D. Manuel Foi o funchal elevado à categoria de cidade pelo foral de 21 de Agosto de 1508. Nesta altura o número de habitantes da capital da Madeira rondava os cinco mil e era centro de grande actividade comercial e sede de arcebispado.
A ilha densamente arbonizada, farta de águas e de excelente clima, logo, excelente para o establecimento humano e para a agricultura, atraio a atenção dos portugueses.

Data do ano de 1425 o inicio de acupação e colonização efectiva da Madeira.

Os primeiros colonos que aqui se instalarám e exceptuando alguns nobres e religiosos, eram homens que chegaram com o fito de, no novo território reiniciarem a sua vida; eram eles sobretudo artesãos e lavradores, gente humilde, mas que com os seus ofícios e trabalho da terra constituiam as personagens priordiais do processo colonizador. Estes colonos vão-se establecer na zona da margem esquerda da ribera (João Gomes)

"Este local e as suas mais próximas imediações ofereciam vantagens apreciaveis para um largo provoamento em virtude da sua vastidão, do abrigo que ihes ofreciam as altas montahas que o circundavam, dum bom porto de mar, das abundantes linhas de água que o atravessavam, do clima temperado que nele prodominava..." (Elucidário Madeirense)

Venha visitar a cidade e passeie-se pelas ruas, delicie-se com toda a arte que proporcionamos. Caso não saiba onde ficar, existem várias soluções de alojamento.
Com a grande parte com acesso directo às ruas onde estamos presentes. Não perca a oportunidade de conhecer o nosso projecto.